Personal Trainer
Ir a academia treinar não é nada difícil, até porque qualquer um consegue com a mínima instrução utilizar os equipamentos lá disponíveis sem maiores dificuldades.
Mas treinar corretamente é uma tarefa complicada, e por isso nós vemos pessoas que treinam há tanto tempo e não mostram alguma evolução, e outras que desistem pela falta de motivação.
Sendo assim, o Personal Trainer é o profissional que vai fazer a ponte entre a pessoa e o corpo desejável, de modo a ajustar treinos, movimentos, mentalidade e motivação.
E num momento onde as pessoas anseiam pelo imediatismo, as redes sociais para o Personal Trainer iram servir de megafones para ele se comunicar com os seus alunos e futuros clientes, funcionando como uma extensão móvel do ambiente da academia, onde seus adeptos poderão seguir e se espelhar.
Sobre o caso
O Bruno é um atleta de fisiculturismo e Personal Trainer, e começou sua carreira dentro de uma academia há mais de 10 anos.
Com sua vasta experiência na área, ele possuí inúmeros alunos e casos de sucesso, e usa o Instagram como ferramenta principal de trabalho.
Postar nunca foi problema para ele, mas com a alta demanda de aulas e consultorias ele percebeu que não daria conta de atuar nas redes sociais sozinho, e me convidou para auxiliá-lo na criação de conteúdo.
O que foi feito
Minha principal missão no perfil do Bruno foi transformar seus reels em posts estáticos e carrosséis, algo que ele possui muita dificuldade em fazer.
Com isso, ficou em minha responsabilidade a criação das artes, a transcrição dos vídeos e a elaboração do calendário editorial, assim como toda parte de posicionamento estratégico no perfil.
Persona principal
Homem Adulto, 28 anos, treina há seis meses e não está conseguindo bons resultados treinando sozinho. Está em busca de um Personal para dar o máximo nos treinos e ter resultados mais satisfatórios nos próximos meses. Gosta muito de futebol, mas não joga. As vezes pensa em praticar alguma arte marcial, mas por enquanto quer focar na musculação. Tem um filho e é casado. Trabalha como autônomo e tem horários flexíveis, Mas de vez em quando fica preso a rotina. Conhece o cenário da musculação e acompanha o esporte do fisiculturismo no Youtube, e busca inspiração nos atletas para treinar. Seu principal foco é perder a barriga e corrigir a sua postura, construindo uma musculatura mais forte e encorpada.
Persona secundária
Mulher adulta, solteira, com 22 anos. Treina há um ano e teve resultados satisfatórios, mas acredita que com um Personal poderia ter ido muito mais além. Faz uso de alguns suplementos como creatina e whey. Além da estética quer melhorar a força para ajudar nos treinos de boxe. Mora com os pais e trabalha de segunda a sexta, treinando a maior parte das vezes a noite. Não tem problemas em relação a disciplina nos treinos, mas a pior dificuldade é em realizar os exercícios corretamente e traçar uma estratégia para seguir, treinando muitas vezes aquilo que ela gosta, e não o que é necessário. Apesar de acompanhar o meio maromba, busca chegar num corpo estético - ressaltando as linhas femininas. As vezes gosta de sair para correr ou caminhar com as amigas num feriado ou final de semana.
Social Media Posts
BrunoSeguir
Muitos iniciantes ou pessoas que já treinam há algum tempo acham que só aumentar a quantidade de peso durante as séries é fazer a progressão de carga, quando na verdade esse é um dos inúmeros métodos diferentes de fazer a progressão.
O momento de fazer a progressão é muito individual, pois vai depender de como você está reagindo ao seu treino atual.
Por exemplo, você faz dez repetições no supino com 30kg, mas ao terminar sente que consegue fazer quinze repetições mantendo a mesma qualidade de movimento e amplitude - Nesse caso você poderia fazer a progressão de carga aumentando o peso ou simplesmente aumentando as repetições.
E ao invés de fazer quinze movimentos secos, fazer quinze movimentos mais intensos, segurando mais o peso e sentindo mais o treino, o que também é uma progressão e uma variável de treinamento.
Mas de nada adianta fazer a progressão de carga de qualquer jeito, levando seu músculo ao limite mas com movimentos e estímulos errados.
Antes de querer progredir as cargas no seu treinamento, é fundamental que você aprenda a treinar o seu corpo da forma correta. Só assim você irá progredir as suas cargas e evoluir da maneira correta.
BrunoSeguir
BrunoSeguir
Mas como progredir a carga e continuar evoluindo? Ou melhor, tem como aumentar a carga e deixar de evoluir? Bom, a resposta é sim.
Infelizmente nem todo mundo tem um Personal Trainer a disposição para fazer a montagem dos treinos. E o resultado disso são treinamentos montados sem nenhum critério e sem nenhum objetivo, que acabam levando as pessoas para lugar nenhum.
Quem não tem um amigo que diz “estar freqüentando a academia há dois anos, mas que não consegue evoluir por causa da genética”? Esse amigo muito provavelmente está cometendo diversos erros, e um deles deve ser a não consideração do conceito de Tonelagem aplicada aos ganhos na academia.
Tonelagem nada mais é do que o total de carga que você levantou somadas ao final do treino.
Por exemplo, se você pega 10kg na rosca direta, fazendo dez repetições em quatro séries, a sua tonelagem final nesse exercício é de 400kg.
Esse número somado a soma dos outros exercícios que você fizer, é chamado de Tonelagem.
Então caso você queira evoluir na academia, busque sempre evoluir a sua tonelagem, e não somente o número de carga e repetições.