Nutricionista
A Nutrição Esportiva é um braço da nutrição que requer muita assertividade, pois ao contrário da Nutrição para pessoas comuns, nela o atleta encontra o seu ponto de partida que vai ditar o seu ritmo de crescimento no esporte.
No Fisiculturismo isso fica ainda mais evidente, tendo em vista que o produto dos atletas são o seu próprio corpo e a alimentação tem um peso fundamental na vida de um Bodybuilder - tenha ele uma genética favorável ao esporte ou não.
Por outro lado, o que transforma o nome de um Nutricionista Esportivo são os resultados dos seus atletas, ou mais especificamente, o corpo deles.
Sendo assim, um nutricionista que consegue extrair o máximo dos seus atletas oferecendo a eles aquilo que eles precisam e no momento certo, tende a se destacar no mercado.
E é de se esperar que esse profissional destacado tenha uma demanda alta de atendimentos e cases de sucesso - o que fará com que a agenda dela permaneça sempre cheia.
Sobre o caso
O Hugo é um nutricionista que atua na área há mais de 10 anos, colecionando anos de estudos e casos de sucesso. Apesar do êxito na sua clínica, ele costumava aparecer pouco nas redes sociais e quando aparecia não mantinha uma constância. Postava dois ou três stories e um post qualquer no feed e desaparecia por dias novamente.
Ele não precisa das redes sociais para captar clientes, pois sua agenda vive cheia e ele trabalha inclusive aos finais de semana para dar conta dos atendimentos.
Mas ele percebeu que o seu Instagram não correspondia a imagem que as pessoas tinham da sua clínica, e então me procurou para profissionalizar o seu perfil e corresponder a essa imagem.
Agora, ele possui um perfil muito mais profissional e ativo - está sempre respondendo perguntas nos stories, mostrando um pouco da sua rotina, dando dicas e auxiliando os seus pacientes de um modo geral através do Instagram.
O que foi feito
Começamos pela criação de duas personas, principal e secundária, para termos clareza do nosso público e falarmos para as pessoas certas.
Depois, definimos nosso posicionamento de marca e traçamos uma estratégia de branding equity, o que nos auxiliou na forma de transmitir o conteúdo para a audiência.
E por último, definimos a linha editorial do perfil e depois de alguns testes definimos o calendário editorial.
4 posts
na semana
Stories
diários
Voz
definida
Persona principal
Homem Adulto de 29 anos, com 35% de gordura corporal, casado, com um filho, que começou na musculação há 04 meses e está focado em construir um corpo forte, levemente estético e saudável. Segue canais de musculação no Youtube e vê os vídeos freqüentemente. Gosta e acompanha o cenário do Fisiculturismo brasileiro e mundial, mas não tem pretensão de ser um atleta. Pesquisa muito conteúdo relacionado a nutrição/musculação, pois depois de um tempo treinando quer fazer o possível para ter resultados expressivos. Não tem problema em ir a academia, faz seis treinos por semana e descansa por um dia. Trabalha em um emprego fixo, de segunda a sexta, e tem um salário de classe média alta. Faz uso de suplementos, como Whey Protein e Creatina, mas está em busca de um nutricionista para ter uma dieta correta e personalizada. Gosta de jogar uma partida de futebol com os amigos da empresa pelo menos duas vezes no mês, e gosta de sair para pedalar no parque com o filho aos domingos.
Persona secundária
Mulher Adulta, 32 anos, solteira, mora sozinha, trabalha em período integral. Freqüentou a academia por alguns meses mas decidiu parar por não ver resultados expressivos. Agora, depois de ganhar peso novamente e se sentir sufocada por isso, decidiu voltar. Com a experiência que teve na primeira vez e decidida a mudar, contratou um Personal Trainer para auxiliá-la na montagem dos treinos e ajudá-la presencialmente em 3 dias na semana. Contudo, ainda possui dificuldades com a alimentação e na dúvida do que comer, acaba errando e comprometendo os seus resultados. Orientada pelo Personal, está a procura de um Nutricionista que possa acompanhá-la nesse processo de mudança. Seu principal objetivo é reduzir o porcentual de gordura e ter um corpo definido, forte e saudável - mas sem perder a essência feminina. Não possui grandes dificuldades com os alimentos, mas o grande problema é estipular a quantidade certa e os horários. Gosta de sempre mudar a rotina de alimentação por um determinado período, mas está disposta a fazer sacrifícios em busca de melhores resultados, mesmo que isso não seja preciso.
Social Media Posts
HugoSeguir
No entanto, é possível - desde que você esteja disposto a seguir um estilo de vida saudável por um longo período de tempo, cometendo os menores erros possíveis na sua alimentação.
Mas não adianta você cometer o erro de pensar que esse processo vai te dar resultados extraordinários em três ou seis meses, pois quando se trata de emagrecer com qualidade (leia-se: emagrecer ganhando músculos) o processo é lento e os resultados são quase que imperceptíveis no curto prazo, mas são extremamente satisfatórios a longo prazo.
Um ponto positivo pelo qual uma pessoa que está com o percentual de gordura corporal alto tem ao optar por essa escolha, é a falta do excesso de pele durante esse processo.
Pessoas que optam pelo caminho do emagrecimento “rápido”, tendem a ficar com um excesso de pele em algumas regiões do corpo, e muitas vezes precisam de uma cirurgia para a retirada dessa pele.
Já quem opta pelo emagrecimento de longo prazo não tem esse problema, devido a uma alimentação totalmente controlada juntamente com uma rotina de treinos constante, o que irá fazer a sua pele acompanhar a perca do seu percentual de gordura e se familiarizar com a construção dos seus músculos, evitando esse excesso de pele durante o processo de emagrecimento.
Outro fator importante é que “emagrecer para ficar forte” não irá exigir de você loucuras que o emagrecimento rápido exige, como por exemplo uma mudança radical na sua rotina de alimentação.
Você irá perceber durante a sua caminhada que é possível emagrecer de forma saudável e comendo bem, respeitando a sua necessidade nutricional e sua rotina de treinos - e que desta forma é muito mais difícil você perder o controle e sair da dieta.
E aí, você conhece alguém que optou por esse caminho mais longo e que já está colhendo resultados?
HugoSeguir
Pois bem, muitas pessoas acabam criando uma rivalidade entre a corrida (que inclui a caminhada) e a musculação, quando na verdade essas duas modalidades são complementares.
Você não irá praticar a corrida para perder peso, mesmo que a corrida faça você perder algumas calorias. A corrida irá servir como base para a melhora do seu sistema cardiovascular, melhorando a saúde do seu coração e dos seus vasos sanguíneos, que são responsáveis pelo transporte dos nutrientes e do oxigênio no seu corpo.
Mas se correr é tão bom assim, por que não correr para emagrecer? O motivo é simples: seu corpo não irá aguentar correr todos os dias. E correr somente não irá te proporcionar um emagrecimento saudável.
É por isso que a musculação é um complemento a corrida, e vice-versa. Com a musculação você irá fortalecer o seu corpo e criar uma rede consumidora de calorias, chamada de músculos.
Os músculos além de deixar o seu corpo mais estético, vão auxiliar no seu emagrecimento não só no momento da musculação, mas também no pós, acelerando o seu metabolismo, por exemplo. Outro fator importante dessa junção está relacionado a flacidez do seu corpo.
Emagrecer sem fazer exercícios de força irá fazer com que o seu corpo fique flácido, mole. Isso não irá acontecer se você estiver construindo músculos, já que exercícios de força irão deixar seu corpo mais firme.
Mas como a corrida ajuda na musculação? Se você corre ou faz qualquer tipo de exercício aeróbico, o seu corpo irá ficar cada vez mais preparado para fazer atividades físicas.
E além de melhorar o seu sistema cardiovascular como citado lá no início, você vai conseguir se recuperar mais rápido no seu treino de força, o que conseqüentemente vai te deixar menos cansado e mais preparado para mais exercícios.
Deixa aqui nos comentários se você já corre ou faz musculação.
HugoSeguir
E para contrariar a lógica da maioria das pessoas, ingerir grandes quantidades de proteína não irá fazer com que você emagreça muito mais rápido ou ganhe uma quantidade absurda de músculos. Por quê?
A resposta está no fato de que apesar de a proteína promover a saciedade para o nosso corpo, ela geralmente está acompanhada com pequenas ou grandes quantidades de gordura.
E nesse momento você pensa que “é só ingerir proteína limpa”, mas o nosso corpo é bastante inteligente e isso não vai dar certo por dois motivos.
O primeiro deles é pelo fato de o nosso corpo acumular excessos em forma de gordura, e isso inclui a proteína também.
O segundo motivo é pelo fato de o nosso corpo ter um limite de absorção de proteína, o que nos leva novamente ao primeiro motivo.
Com isso, é fundamental ter a ajuda de um profissional na hora de você montar a sua dieta, pois você pode se complicar mesmo comendo alimentos saudáveis e achando que está no caminho certo.